quarta-feira, 11 de maio de 2016

[Artigos traduzidos] 10 coisas que você provavelmente não sabia sobre Ana Bolena

Ela é a esposa mais famosa de Henry VIII, mas aqui Elizabeth Norton revela alguns fatos que podem lhe surpreender sobre Ana Bolena, a mãe de Elizabeth I:



1) O bisavô dela era um chapeleiro

A família Bolena tinha origens humildes na vila de Norfolk, em Salle. Os primeiros ancestrais eram camponeses, como o tataravô de Ana, Geoffrey Bolena, que muitas vezes viu-se arrastado até o tribunal por invadir as terras de seu senhor, arar através do campo e pegar água da mansão sem pagamento.
Ele era influente o bastante para bancar seu filho mais novo, outro Geoffrey Bolena, como chapeleiro em Londres no período de 1430. Esse segundo Geoffrey fez uma carreira de sucesso,  juntou-se à prestigiosa Companhia Mercy em 1435 e ficou rico.
Em 1457 ele serviu como Senhor Prefeito de Londres enquanto sua segunda esposa, Anne Hoo, era filha de um barão. Ele também comprou a mansão de Blickling em Norfolk, tornando-se- um sólido membro da pequena nobreza até o momento de sua morte.

2) Ana era parente de São Thomas Becket

Ainda que Ana seja lembrada pelo seu papel exercido na Reforma Inglesa, sua família afirmava ter tido uma conexão com Thomas Becket, o Arcebispo de Canterbury santificado do século 12.   O bisavô de Ana, Thomas Butler, sétimo Conde de Ormond, que faleceu em 1515, foi enterrado na igreja de São Thomas, em Londres. A igreja tinha a gama de ter sido construída no lugar de nascimento de Becket por uma das irmãs do arcebispo. Os Butlers afirmavam descendência de outra irmã de Becket, que havia se casado com um senhor irlandês.  Eles tinham orgulho desse ilustre ancestral, com o sétimo herdeiro deixando sua alma ao “glorioso mártir São Thomas” em seu testamento. Ele também possuía uma relíquia de família preciosa – um chifre de marfim branco, decorado com ouro, e que diziam ter sido a taça da qual Becket bebia. O Sétimo Conde deixou o chifre para seu neto, Sir Thomas Bolena, instruindo-o para deixar de herança para seus próprios herdeiros do sexo masculino.   

3) Ana  quase foi uma condessa irlandesa ao invés de uma rainha

Ana, originalmente, voltou da França no começo de 1522 para se casar com seu primo, James Butler. Seu pai, Sir Thomas Bolena e o pai de James, Piers, queriam o condado de Ormond, que havia pertencido ao bisavô de Ana. O tio de Ana, o Conde de Surrey, sugeriu ao rei que a disputa teria final através de um casamento entre Ana e James. Os Bolenas não ficaram entusiasmados com a ideia e logo o noivado foi colocado de lado. Graças ao relacionamento de Ana com o rei, um acordo foi finalmente assinado em 1528, com Thomas Bolena se tornando Conde de Ormond e Piers Butler Conde de Ossory.

4) Ela também quase foi uma condessa inglesa ao invés de rainha

Quando Ana retornou para a Inglaterra em 1522, ela entrou para a corte da rainha. Logo foi notada por Henry Percy, o jovem herdeiro do Conde de Northumberland, que começou a procurar por Ana quando vinha até a corte. De acordo com William Cavendish, um contemporâneo de Percy que também estava à serviço do Cardeal Wolsey, “um amor secreto” cresceu entre o casal e eles planejavam se casar. Quando Wolsey descobriu a relação, ele repreendeu Percy for procurar casamento sem sua permissão e o enviou para seu pai. Ana foi banida da corte por um tempo.

5) Existia um rumor de que a mãe de Ana havia sido amante de Henry VIII

Enquanto é um fato bem conhecido de que a irmã de Ana, Mary, foi amante do rei, também existiam rumores daquele período de que Elizabeth Howard, mãe delas, também havia compartilhado a cama com o rei. Em 1533 Elizabeth Amadas, que era a esposa de um ourives de Londres, declarou publicamente que Thomas Bolena “prostituiu a esposa e as duas filhas”, enquanto Sir George Throckmorton disse na cara de Henry que “pensam que você mexeu com a mãe e a irmã”.
Mais tarde, no século 16, foi afirmado pelo Jesuíta Nicholas Sander que Ana foi a própria filha de Henry VIII. Elizabeth era alguns anos mais velha que Henry, e é improvável que ela realmente tenha sido sua amante, particularmente desde que ele negou isso para Throckmorton, declarando  “nunca com a mãe” quando foi desafiado.
Senhora desconhecida (acredita-se que seja Ana Bolena), em 1536. Encontrada na Coleção Real, em Londres. (Photo by Fine Art Images/Heritage Images/Getty Images)

6) Ana quase morreu da doença do suor

A doença do suor, que pode ter sido um tipo de resfriado, pragueou a Inglaterra dos Tudor, e era notável pela rapidez com que podia matar uma vítima jovem e saudável. Como o Cardeal du Bellay, embaixador da França colocou “é a coisa mais fácil do mundo para se morrer”.
Henry VIII tinha muito medo dessa doença e, quando em Junho de 1528, uma das damas de Ana sucumbiu à doença do suor, ele fugiu 12 milhas longe, antes de ordenar que Ana fosse para casa, em Kent. As precauções de Henry, apesar de egoístas, foram sensatas, pois Ana acabou infectada.
Ela e seu pai ficaram doentes em Hever, com Henry enviando seu segundo melhor médico (pois o primeiro não estava disponível) para trata-la. Apesar da perigosa natureza da doença, Ana e seu pai tiveram sorte de ter sobrevivido – seu cunhado, William Carey, morreu em um surto da doença, assim como muitos outros membros da corte.

7) Ela não era a única Ana Bolena na corte

Ana era um nome popular na família Bolena, com sua bisavó Ana Hoo, sendo a primeira das Anas Bolenas. A Rainha Ana Bolena também tinha uma tia chamada Ana Bolena, que se casou com Sir John Shelton.
Ela era próxima de sua sobrinha e de sua irmã, Alice Bolena, Lady Clere, foi escolhida como a governanta da Princesa Elizabeth. Como parte de seu trabalho, Lady Shelton foi colocada no comando da enteada de sua sobrinha, Princesa Mary, que se recusava a reconhecer o casamento real.  
Em Fevereiro de 1534, Ana escreveu para Lady Shelton para garantir que Mary  não usasse mais o título de princesa, dizendo-a para “estapeá-la no rosto pela maldita bastarda que era” se ela permanecesse. Lady Shelton viveu aterrorizada que as pessoas pensariam que ela havia envenenado a princesa mais velha se ela ficasse doente, e ela gradualmente começou a se tornar amiga de Mary. Ela e Ana começaram a se tornar distantes na época em que a rainha foi presa, em Maio de 1536.

8) Jane Seymour era prima de segundo grau de Ana

Surpreendentemente, a mãe de Ana, Elizabeth Howard, era prima em primeiro grau da mãe de Jane, Margery Wentworth. As primas foram criadas juntas no Castelo de Sheriff Hutton, em Yorkshire, sob os olhares de Elizabeth Tylney, mãe de Elizabeth Howard, Condessa de Surrey, que era meia-irmã da mãe de Margery.
Enquanto lá, Elizabeth Howard e Margery Wentworth atraíram a atenção do poeta John Skelton. Ele chamou Elizabeth de “vigorosa de se olhar, agradável, recatada e sábia”, enquanto Margery era “benigna, cortês e gentil”.
Existem poucas evidências sobre um relacionamento entre Ana e Jane, apesar de que as duas eram próximas de seu primo em comum, Sir Francis Bryan, que foi o primeiro responsável por assegurar um posto na corte para Jane.

 

9) Ela previu o golpe de Jane Seymour no começo de 1536

Ana Bolena estava inconfortavelmente consciente do crescimento do relacionamento entre Henry e sua dama, Jane Seymour, nos primeiros meses de 1536. Como ele fez no começo de seu relacionamento com Ana, Henry deu para Jane sua foto, que ela usava em volta do pescoço.
Quando a rainha viu isso, ela arrancou de sua rival com tanta violência que machucou sua mão. Jane Dormer, que depois serviu Princesa Mary,  later served Princess Mary, também afirmou que frequentemente existiam golpes e arranhões entre Jane e Ana.

10) Ana involuntariamente causou a prisão de Sir Francis Weston

Mark Smeaton, um músico da corte de Ana, foi preso em 30 de Abril de 1536 e interrogado. Uma série de prisões se seguiram, com Ana presa na Torre em 2 de maio, acusada de adultério e incesto. Enquanto isso, ela falou involuntariamente, mencionando conversas que ela tinha com Mark Smeaton e outro dos homens acusados, Henry Norris – todas foram anotadas e reportadas para Henry pelo tenente da Torre.
Ana também, sem querer, trouxe Sir Francis Weston para a investigação, quando ela afirmou que uma vez ele havia proferido seu amor por ela. Weston, que era um jovem popular na corte, ainda não havia sido incluído na investigação, mas isso foi o suficiente para garantir que ele, e mais quatro homens fossem executados em 17 de Maio de 1536. Ana foi decapitada dois dias depois. 

*Artigo traduzido por Dinastias Inglesas disponível em History Extra


Nenhum comentário:

Postar um comentário