sexta-feira, 1 de abril de 2016

[Hoje na História] Morte de Eleanor de Aquitânia



Em 1° de Abril de 1204 falecia uma das mulheres mais importantes e ricas da Idade Média: Eleanor de Aquitânia. Com uma longa e polêmica história (que vocês irão ler mais tarde detalhadamente em um post especial sobre essa mulher maravilhosa, escrita por nossa colaboradora), Eleanor se tornou uma das mulheres mais influentes do mundo quando seu pai faleceu e, na falta de herdeiros masculinos, ela herdou o ducado de Aquitânia. 
Uma mulher destemida, que foi rainha por duas vezes durante sua vida, sendo a primeira quando contraiu casamento com Louis VII, Rei da França e que após vários problemas conjugais foi convencido pela mesma a conseguir uma anulação para o casamento sob a desculpa de "consanguinidade" e a segunda, quando pouco tempo após seu divórcio, casou-se com Henry II, Rei da Inglaterra. 
Eleanor foi mãe de dez filhos, dentre eles, duas filhas com Louis VII e oito com Henry II. Destacam-se entre seus filhos Richard (Coração de Leão) e John (Sem-Terra), ambos foram reis da Inglaterra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário