sábado, 26 de dezembro de 2015

Henry II e o início da Dinastia Plantageneta



Henry II conquistou o trono da Inglaterra quando tinha apenas 18 anos, após vários anos liderando a guerra que seus pais, Matilda e Geoffrey Plantageneta, iniciaram contra Stephen Blois. Desde os 14 anos, foi envolvido nas batalhas e conquistou o poder com a morte do Rei Stephen, em 1154. Casou-se com Eleanor de Aquitânia, ex rainha consorte da França, esposa de Louis VII por 16 anos, que teve duas filhas com o rei francês e teve seu casamento anulado pelas constantes brigas do casal sob a desculpa de incompatibilidade sanguínea entre os dois por não conseguirem gerar um filho homem para herdar o trono. Eleanor era dez anos mais velha que Henry II, mas isso não foi impedimento para que os dois se mostrassem sadios e tivessem uma soma grande de filhos, sendo esta: cinco filhos e três filhas.

Quando Henry II assumiu o poder, estruturou a Inglaterra e transformou-a em
um reino. Como o país estava totalmente massacrado em decorrência da guerra, resolveu reorganizar o sistema judiciário, conforme Henry I pretendia, combinando o sistema de “juízes itinerantes” do avô com um sistema de júris criado por ele. Tal combinação foi nomeada como assizes, e isso significava que todos deveriam ter o direito de um julgamento para serem declarados culpados por seja lá qual fosse o delito que estavam sendo acusados. 

Após Eleanor descobrir que o rei tinha uma amante, Rosamund, separou-se dele, indo viver na Aquitânia e iniciando uma conspiraração contra o marido. Persuadiu os filhos a ficarem contra o pai e iniciarem disputas pela coroa da Inglaterra, antes mesmo de sua morte. 

Em 1183, o herdeiro do trono. Príncipe Henry, morreu e, em 1186, Geoffrey, o outro filho do rei também morreu devido à peste. Em 1188, Richard, seu filho mais velho, até então, se aliou ao Rei da França e derrotou o pai, que partiu para a Normandia. Quando Henry II descobriu que seu filho preferido, John, também conspirava contra ele acabou tomado por decepção e pouco tempo depois faleceu. Assim, Richard assumiu o trono, ficando conhecido como "O coração de Leão". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário