terça-feira, 29 de dezembro de 2015

[Hoje na História] Morte de Thomas Becket



São Thomas Becket  faleceu em 29 de Dezembro de 1170. Foi chanceler de Henry II, seu bom amigo e um dos homens de maior confiança do rei e, mais tarde, nomeado como arcebispo da Cantuária como recompensa por seu bom trabalho e para ter alguém de sua confiança para influenciar a Igreja Católica de dentro. Porém, com o novo posto, Thomas começou a ver a Igreja de forma diferente, passando a viver de forma humilde e com simplicidade, enquanto anteriormente exibia seu bom gosto junto ao rei. Desta forma, Thomas perdeu a amizade de Henry II quando começou a defender os direitos da Igreja, ao invés de amenizá-los, como era o combinado. 

Muitos historiadores afirmam que não foi Henry II quem ordenou a morte de Thomas Becket, pois o rei apenas teria se irritado com as atitudes do amigo e ter comentado se por acaso "ninguém poderia livrá-lo daquele padre" e, desta forma, seus cavaleiros ouviram e interpretaram a reclamação do rei como uma ordem, e, em 29 de Dezembro de 1170, entraram na Catedral e assassinaram Thomas Becket à sangue frio.  

Thomas ficou visto como um santo e mártir pelos fiéis e logo a Igreja Católica o canonizou como santo, em 1173. Existem lendas e relatos com relação ao santo Thomas Becket e seu túmulo se tornou o centro das peregrinações e orações, até o reinado de Henry VIII, quando o rei Tudor ordenou que todos os templos fossem destruídos e os ossos de Becket fossem queimados, dando lugar à sua nova religião na Inglaterra. Os restos de Becket estão na Capela Trindade, em Cambridge. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário