quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

[Hoje na História] Morte de Richard, 3° duque de York




Richard, o terceiro duque de York, conde de Cambridge e March faleceu em 31 de dezembro de 1460. Ele era herdeiro do tio, Edward Plantageneta e, após sua morte, recebeu o ducado de York. Como era descendente direto de Edward III, por meio de seu avô. Portanto, Richard de York era um forte candidato ao trono por ser Lorde Protetor de Henry VI, o rei Lancaster que governava naquele momento, que era um rei fraco e débil, que entrou em colapso, o que foi a chance para que o duque exercesse seu poder como regente.  Entretanto, um ano depois, Henry VI recuperou-se de suas enfermidades e voltou a governar, desta forma, Richard iniciou sua rebelião contra os Lancaster. Richard conseguiu ser nomeado herdeiro do rei, alegando que o filho dele com Margaret de Anjou, Edward, era bastardo, pois devido à sua condição mental, o rei seria incapaz de ter gerado um filho naquele momento. 
Com a nomeação de Richard como herdeiro, Margaret de Anjou iniciou sua guerra em defesa da herança e do direito ao trono de seu filho. Desta forma, a primeira fase da Guerra das Rosas se inicia, onde o York dizia ter direito ao trono. Ele é declarado traidor pelo Parlamento, assim como todos os aliados de sua causa e em 30 de Dezembro de 1460 acontece a batalha de Wakefield, na qual Richard de York é derrotado e capturado, junto com seu maior aliado, Conde de Salisbury (pai de Richard Neville, the Kingsmaker). 
No dia seguinte, dia 31 de Dezembro de 1460, Margaret de Anjou ordena que Richard seja decapitado e sua cabeça seja exposta nas muralhas de York com uma coroa de papel, como sátira à sua pretensão ao trono. Entretanto, a briga dos York pela coroa não acabou junto com a vida de Richard, em vista que seu filho, Edward, lidera a causa do pai e, mais tarde, conquista a coroa da Inglaterra, tornando-se Edward IV. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário