sábado, 14 de novembro de 2015

Hoje na história: Será que Ana Bolena e Henry VIII se casaram em 14 de Novembro de 1532?



Artigo traduzido do site The Anne Boleyn Files

Embora saibamos que Henry VIII e Anne Boleyn tiveram uma cerimônia de casamento privado e secreto em 25 de janeiro de 1533, o cronista Edward Hall, também registra uma cerimônia de casamento em 14 novembro de 1532, Dia de São Erkenwald:
"O rei depois de seu retorno, casou-se com a senhora Ana Bolena, no dia de São Erkenwald, na qual esse casamento foi mantido assim, tão secretamente, que apenas poucos sabiam, até ela engravidar, depois da Páscoa."
Henry VIII tinha acabado de voltar de sua viagem para Calais, depois de ter parado em Dover, na costa de Kent, às 5h da manhã. Sabemos pelas expedições de Eustace Chapuys, o embaixador imperial, que o rei passou alguns dias em Dover e nos arredores "com a finalidade de ter portos construídos na referida cidade, ou, pelo menos, de criar um amplo apelo para pedir dinheiro de seus súditos para as referidas obras", e que ele não chegou a Eltham Palace até 24 de novembro.Mas foi essa a única razão para o atraso do Rei? Ele pode ter desfrutado de uma lua de mel com sua nova noiva antes de retornar ao tribunal?
Nós não sabemos, mas não soa razoável. Essa pode ser a única fonte contemporânea para este casamento anterior, mas Ana e Henry começaram a ficar juntos  após a sua visita a Calais e Ana parece ter engravidado de Elizabeth antes de sua cerimônia de casamento secreto, em 25 de janeiro de 1533. Depois de anos de espera, o casal teria  arriscado um bebê ilegítimo? Acho que Henry estava confiante de que a sua "grande questão" em breve seria resolvida e assim, entrou em algum tipo de noivado ou casamento com Ana. Uma vez que seu casamento com Catarina tinha sido anulado, esse casamento seria o único legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário