segunda-feira, 9 de novembro de 2015

A Guerra das Rosas


A Guerra das Rosas ou Guerra dos Primos foi uma série de batalhas pelo trono da Inglaterra (1455-1485). O rei do momento era Henry VI, da Casa de Lancaster e, por ser ineficiente e com traços de insanidade, tornando-se um rei cada vez mais fraco, Richard, da Casa de York, que até então era seu Lorde Protetor quis decretar que o rei era impossibilitado de governar e assumir o poder total da Inglaterra, deserdando o único filho de Henry VI, príncipe Edward. Isso fez com que toda a raiva de Margaret D'Anjou, a rainha, se voltasse para Richard e logo iniciou-se a Guerra que ganhou o nome de Guerra das Duas Rosas porque o símbolo das duas Casas eram rosas, sendo os York, uma rosa branca e os Lancaster, uma rosa vermelha. O motivo principal pelos York terem direito à deserdar o rei era que ambas as casas eram descendentes de Edward III, da dinastia Plantageneta. Quando Richard morreu em batalha, seu filho, Edward assumiu a Guerra do pai e conseguiu coroar-se rei da Inglaterra em 1461, nomeando-se Edward IV, o primeiro York no poder.
Edward sempre foi visto como um "usurpador", mas acabou tornando-se um rei bastante amado. Casou-se em segredo com Elizabeth Woodville, a filha viúva de um pequeno nobre e, com ela, teve nove filhos, dois destes, seus herdeiros, Edward e Richard. 
Quando Edward morreu precocemente, com pouco mais de quarenta anos, seu irmão mais novo, Richard, deu uma rasteira naquele que deveria ser o rei, Edward V e coroou-se rei da Inglaterra, consumindo com a vida dos dois sobrinhos, um mistério que até hoje jamais foi explicado. Como seu único filho havia morrido, assim como sua esposa, Richard III se viu sem herdeiros, o que estimulou com que um parente longínquo de Henry VI conseguisse reunir exércitos para conquistar a Inglaterra e iniciar a tão famosa Dinastia Tudor. Assim, Henry Tudor torna-se Henry VII, após a morte de Richard em batalha e, assim, começa sua longa dinastia. 

  • Para conhecer um pouco mais do assunto, fica a dica para assistir a série The White Queen, criada pela BBC (em breve link para download);
  • Caso tenha interesse por leitura, os livros da autora Philippa Gregory são romances que relatam a Guerra das Rosas e também são os mesmos volumes na qual a série The White Queen foi inspirada. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário