quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

[Hoje na História] Morte de Catarina de Aragão


No dia 07 de Janeiro de 1536 falecia Catarina de Aragão, princesa da Espanha e rainha consorte da Inglaterra após seu casamento com Henry VIII. Catarina foi, primeiramente, esposa de Arthur, irmão mais velho de Henry e herdeiro de Henry Tudor. Entretanto, o garoto faleceu após seu casamento, o que fez com que Catarina jurasse para todos que era intocada e que o casamento não havia sido consumado devido às enfermidades de Arthur. Desta forma, após uma dispensa papal, seria possível seu casamento com o outro herdeiro, Henry.

Catarina sofreu muito durante sua juventude na Inglaterra, nas mãos do rei Henry VII como um peão, até que seu martírio teve um pequeno recesso ao se casar com Henry VIII, quando este é coroado após a morte do pai. 

Ainda assim, a felicidade de Catarina não teve longa duração, pois apenas conseguiu dar ao rei uma filha mulher, Mary e uma série de filhos natimortos e abortos se seguiu desde então. Isso foi um dos fatores que levou com que o rei à pusesse de lado e fosse conquistado por Ana Bolena, que o influenciou a romper com a Igreja Católica quando o Papa não liberou a anulação do casamento de Henry com Catarina. Henry VIII revolucionou a Inglaterra, cortando as relações do país com o catolicismo e criando sua própria religião a partir dos estudos de Martinho Lutero. Anulou seu casamento por conta própria, denominando-se Chefe da Igreja na Inglaterra, com plenos poderes religiosos e, desta forma, casou-se com Ana Bolena, primeiramente em segredo e, depois, anunciando seu feito. 

Em Julho de 1531, Catarina de Aragão foi expulsa da corte inglesa e exilada em Ludlow, separada de sua filha e vivendo humildemente, sem as pompas que um membro da realeza merecia (lembrando que Catarina era infanta da Espanha e passou pelo mesmo martírio com o pai de Henry). O rei decretou que Mary e Catarina poderiam conviver juntas, desde que aceitassem Ana Bolena como sua rainha verdadeira, o que não aconteceu, em vista que Catarina continuou declarando-se a verdadeira rainha escolhida por Deus até o dia de sua morte. 

Na época, acreditava-se que Ana Bolena e o rei haviam envenenado Catarina, pois quando seu corpo foi examinado, ela tinha uma mancha escura no coração. Porém, nos dias atuais, acredita-se que ela tenha falecido de câncer - uma doença que não era conhecida ainda - devido à sua súbita enfermidade, seguida da morte.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário