sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

[Hoje na História] Nascimento de Rodrigo Bórgia, o Papa Alexandre VI


Em 1° de Janeiro de 1431 nascia em Valencia aquele que se tornaria o Papa mais famoso da Igreja Católica: Rodrigo Bórgia. Seu tio foi o Papa Calisto III, o que ajudou com que o nome dos Bórgia fosse elevado ao Vaticano. Estudou em Roma e depois graduou-se em leis na Universidade de Bolonha. Foi bispo, elevado à cardeal pelo tio e, depois, vice-chanceler da Igreja, sendo diplomata da Cúria de Roma por cinco pontificados, o que lhe deu muito conhecimento, poder e riquezas. 

Entretanto, o defeito do Bórgia era a vida que levava. Como um homem da Igreja, ele, supostamente, deveria amar apenas à Deus e viver em celibato, o que não aconteceu, em vista que teve amantes importantes em sua vida, como Vannozza dei Catanei, com quem teve quatro filhos: Giovanni, Cesare, Lucrezia e Gioffre. Rodrigo reconheceu os filhos abertamente durante toda a sua vida. Ele praticava o nepotismo, favorecendo-os e elevando-os à posições importantes e realizando um casamento estratégico para sua filha. 

Quando tornou-se Papa Alexandre VI, o Bórgia deixou de lado sua "esposa" e adotou Giulia Farnese, irmã do Cardeal Alexandre Farnese como sua amante. Ela é retratada como uma mulher muito bonita, que foi usada por Alexandre para posar em muitas obras de arte para pintores famosos, como Michelangelo. 

Sua conduta devassa ficou conhecida por toda a Europa no período em que foi Papa, mas existem historiadores que afirma que, se por um lado ele realmente foi um homem "pecador" e que violou a maioria das leis da Igreja Católica, por outro lado, não foi um Papa mau, tendo em vista que não criou nenhum decreto que modificasse a Igreja com relação à moral e os bons costumes de sempre, assim como não pareceu roubar o ouro da Igreja.

O historiador Carlos Castiglioni define o Papa em um trecho de seus trabalhos: 
“Alexandre foi um príncipe do seu tempo, com os vícios e os pecados dos outros príncipes, com a única diferença de que não quis encobrir nem velar seus vícios com hipocrisia e fingimento. Seu desacerto consiste em ter vivido como viviam, na sua época, os homens do grande mundo político, sem levar em conta a sua condição de sacerdote, Cardeal e Papa. Se não fora Papa, teria sido objeto de compaixão, ou talvez de aplausos, por causa de seus vícios. Ninguém há de querer isentá-lo de suas faltas em sua vida pessoal e em família, mas é justo reconhecer que nenhum erro contra a fé se encontra em seus escritos”.
Desta forma, quando é possível observar o contexto histórico em que a família Bórgia estava inserida, talvez se torne mais fácil de compreender alguns de seus atos e seu modo de vida escandaloso. 

A emissora Showtime criou em 2011 uma série televisiva que retratava um pouco a vida da família Bórgia. Questões como a vida sexual de Rodrigo Bórgia, as disputas territoriais, rivalidades entre os Cardeais, alianças políticas e o possível incesto entre seus filhos, Cesare e Lucrezia são o alvo principal da história contada pela série.  

Foto de divulgação da série The Borgias (Juan , Cesare, Lucrezia, Giulia Farnese e Papa Bórgia).

É possível realizar o download da série no Dinastias Inglesas, clicando aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário